Especialistas contam quanto custa e como é feito um Disco de Ouro e surpreendem

0
1012
Especialistas contam quanto custa e como é feito um Disco de Ouro surpreendem (Foto: Reprodução Internet)
Especialistas contam quanto custa e como é feito um Disco de Ouro surpreendem (Foto: Reprodução Internet)
Tempo de leitura: 3 minutos

Quer saber quanto custa um Disco de Ouro, do que ele é feito e como fazer para ganhar um? Os especialistas Enio Silvério e Reinaldo Barriga te explicam

Qual artista não sonha em ter um Disco de Ouro, não é mesmo? A honraria é dada para aqueles artistas que conseguem vender o equivalente a 40 mil cópias de um CD nos dias atuais, mas nos tempos antigos, o número necessário era 100 mil. No mercado nacional, grandes nomes já conquistaram esse feito, entre eles Leandro e Leonardo, RPM, Padre Marcelo Rossi e até a própria Xuxa.

A certificação era muito popular na antiguidade, mas com a chegada da era dos streamings, o Disco de Ouro começou a ser esquecido e substituído pelas placas do YouTube e outras plataformas digitais. Você sabe o valor da honraria e do que ela é feita?

Quem explica os detalhes desconhecidos por muitos são os especialistas em música Enio Silvério e Reinaldo Barriga no episódio mais recente do podcast “EnterHits”. O disco de ouro é, na verdade, uma “madre” de onde são produzidas as cópias comuns. Essa madre tem a duração de 100 mil cópias e então é substituída. Quando ela não tem mais utilidade, é mascarada e doada aos artistas que conquistam o certificado.

O disco de ouro é feito de um material ferroso, e para fazer o disfarce era colocado o selo do disco em questão que seria homenageado e passava-se uma camada de verniz sobre o disco, que ficava amarelo e era muito parecido com o ouro, por isso o disfarce ficava tão perfeito, explicou Reinaldo.

Assuntos Relacionados

Quanto à valores, como o disco de ouro não é, de fato, feito de ouro, ele possui apenas um valor simbólico. Enio ainda conta que, certa vez que foi fazer uma mudança de residência com uma empresa especializada, foram chamados até seguranças para cuidar de seus discos de ouro, que acreditaram que o material era muito valioso. Quer saber mais detalhes sobre essa história? Clique aqui para ouvir o podcast.

Quer saber como é feito o disco de ouro? Assista ao vídeo abaixo:

Sobre Enio Silvério: Radialista e comunicador desde os 17 anos. Dirigiu as maiores emissoras de rádio do Brasil, como a Transamérica, em Curitiba, Rádio 100 (CE), Rádio Cidade (RJ), Rádio Cidade (BA) a Rádio Cidade (SP) e Tupi FM (SP) que se tornaram líderes absolutas de audiência sob sua direção. Foi o responsável direto para o sucesso em todo o país dos segmentos Axé Music e Sertanejo Universitário.

Sobre Reinaldo Barriga: Um dos maiores compositores, músicos e produtores musicais do Brasil. Já assinou trabalhos de grandes artistas como Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Lulu Santos, Nenhum de Nós, Camisa de Vênus, Chrystian e Ralf e recebeu dois Grammys Latino pela sua produção dos álbuns “Vida Marvada” e “Grandes Clássicos Sertanejos acústico II” da dupla Chitãozinho e Xororó.

Victor e Leo devem voltar em 2023

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

A dupla Victor e Leo, que impactou a música sertaneja com um possível anúncio de volta da parceria, negada dias depois, já planeja seu retorno aos palcos e o site Movimento Country recebeu informações exclusivas do empresário da dupla juntamente com o nosso portal.

A informação foi divulgada exclusivamente durante a gravação do podcast EnterHits, apresentado por Ênio Silvério e Reinaldo Barriga em parceria com o Movimento Country, que comenta as principais notícias do mundo sertanejo e está presente na playlist “Rolê Sertanejo, primeira do Brasil a mesclar notícias e músicas diariamente.

“Marcos Dias, um dos empresários da dupla Zé Neto e Cristiano, me confessou esta semana que estará a frente, a partir de agora, da carreira do cantor Leo, que fazia dupla com seu irmão Victor. A partir de 2023 será lançada a tour ‘Fadas’ e assim a volta da dupla Victor e Leo ao mercado brasileiro”, revelou Ênio, um dos maiores radialistas do Brasil, em nosso podcast.

Ouça o episódio com a notícia exclusiva:

Advertisement