Billboard e Twitter surpreendem e lançam parada com as músicas mais comentadas

0
189
Billboard e Twitter surpreendem e anunciam parada com as músicas mais comentadas (Foto: Divulgação)
Billboard e Twitter surpreendem e anunciam parada com as músicas mais comentadas (Foto: Divulgação)
Tempo de leitura: 3 minutos

Billboard e Twitter anunciam parada com as músicas mais comentadas da rede social: conheça a “Billboard Hot Trending Powered By Twitter

Após apresentarem uma versão inédita de “Marijuana“, do Nirvana, e contarem como é produzido e quanto custa um Disco de Ouro, os especialistas em música Enio Silvério e Reinaldo Barriga trazem, ao episódio mais recente do podcast EnterHits, uma novidade da Billboard com o Twitter, que criaram uma nova parada musical baseada nas menções da rede social. Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra.

Billboard norte-americana, principal parada musical do mundo, surpreendeu ao anunciar uma parceria inédita com o Twitter. Juntos, eles criarão um ranking com as músicas mais tweetadas na rede social, mas apenas por usuários dos Estados Unidos.  A parada se chamará “Billboard Hot Trending Powered By Twitter” e será atualizada diariamente. Essa é a primeira vez que a Billboard classifica o quanto uma música é citada ao invés do seu número de reproduções.

Assuntos Relacionados

Dessa forma, produções com um alto números de comentários passam a ter destaque, o que pode levar a boyband sul-coreana BTS ao topo da Billboard Hot Trending Powered By Twitter quase todas as semanas devido à legião de fãs que acumulam nas redes sociais. Um dos pioneiros na criação de paradas no Brasil, Enio Silvério contou que fazia um ranking com as músicas mais tocadas das rádios de mais de 20 cidades quando era diretor de rádio e citou a importância desses rankings:

“A parada é muito importante para os programas de televisão, rádio, para o mercado da música e do show business. Nos eventos que acontecem em todo o Brasil, é comum os empresários consultarem as paradas para saber o que está sendo executado, os artistas mais populares, o que está subindo e descendo… e com isso eles podem adotar uma medida de investir seu dinheiro em shows e ser um sucesso em sua cidade e região”, explicou.

Assista ao vídeo:

Sobre Enio Silvério: Radialista e comunicador desde os 17 anos. Dirigiu as maiores emissoras de rádio do Brasil, como a Transamérica, em Curitiba, Rádio 100 (CE), Rádio Cidade (RJ), Rádio Cidade (BA) a Rádio Cidade (SP) e Tupi FM (SP) que se tornaram líderes absolutas de audiência sob sua direção. Foi o responsável direto para o sucesso em todo o país dos segmentos Axé Music e Sertanejo Universitário.

Sobre Reinaldo Barriga: Um dos maiores compositores, músicos e produtores musicais do Brasil. Já assinou trabalhos de grandes artistas como Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Lulu Santos, Nenhum de Nós, Camisa de Vênus, Chrystian e Ralf e recebeu dois Grammys Latino pela sua produção dos álbuns “Vida Marvada” e “Grandes Clássicos Sertanejos acústico II” da dupla Chitãozinho e Xororó.

Saiba como é feito e quanto vale um disco de ouro

(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O Disco de Ouro é dado para aqueles artistas que conseguem vender o equivalente a 40 mil cópias de um CD nos dias atuais, mas nos tempos antigos, o número necessário era 100 mil. A certificação já foi muito popular, mas com a chegada da era dos streamings, o Disco de Ouro começou a ser esquecido e substituído pelas placas do YouTube e outras plataformas digitais. Você sabe o valor da honraria e do que ela é feita?

Quem explica os detalhes desconhecidos por muitos são os especialistas em música Enio Silvério e Reinaldo Barriga no episódio mais recente do podcast “EnterHits”. O disco de ouro é, na verdade, uma “madre” de onde são produzidas as cópias comuns. Essa madre tem a duração de 100 mil cópias e então é substituída. Quando ela não tem mais utilidade, é mascarada e doada aos artistas que conquistam o certificado.

O disco de ouro é feito de um material ferroso, e para fazer o disfarce era colocado o selo do disco em questão que seria homenageado e passava-se uma camada de verniz sobre o disco, que ficava amarelo e era muito parecido com o ouro, por isso o disfarce ficava tão perfeito, explicou Reinaldo.

Quanto à valores, como o disco de ouro não é, de fato, feito de ouro, ele possui apenas um valor simbólico. Enio ainda conta que, certa vez que foi fazer uma mudança de residência com uma empresa especializada, foram chamados até seguranças para cuidar de seus discos de ouro, que acreditaram que o material era muito valioso. Quer saber mais detalhes sobre essa história? Clique aqui para ouvir o podcast.

Quer saber como é feito o disco de ouro? Assista ao vídeo abaixo:

Advertisement