Ainda sem sistema de votação, PSDB quer decidir sobre as prévias na 6ª

0

O PSDB entrará no sexto dia da novela envolvendo as prévias do partido, que precisaram ser suspensas no último domingo (21/11) por causa de problemas no aplicativo utilizado para votação.

Nesta quinta-feira (25/11), o presidente da legenda, Bruno Araújo (PE), informou que “se tudo der certo” com os testes que ainda estão sendo realizado por empresas privadas de tecnologia, ele fará uma reunião com as candidaturas para decidir a data e o horário do reinício da votação.

“Se houver a confirmação por parte da empresa [que o aplicativo pode ser utilizado] e não houver nenhum agente externo que impeça, a votação fica mantida para domingo (28/11)”, disse o presidente do partido. “Não quero me antecipar sem decidir sobre o instrumento que vai permitir isso”, completou.

Desde quarta-feira, duas empresas realizam testes no sistema comprado pelo partido da Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) e que teve pane no domingo.

Antes, testes realizados pela empresa Relatasoft foram consideradores insatisfatórios.

Ataque hacker

Nesta quinta, o diretor jurídico da legenda, deputado Carlos Sampaio, informou que o partido fará uma investigação interna, a partir de dados a serem fornecidos pela Faurgs para, segundo ele, entregar indícios à Polícia Federal sobre o que pode ter ocorrido na votação.Os tucanos consideram a possibilidade de um ataque hacker. Essa investigação deve durar até 10 dias.

Sampaio, no entanto, declarou que o partido não pretende acionar, de imediato, a PF para investigar as suspeitas e alega que a estratégia tem como objetivo subsidiar melhor a apuração da polícia.

Na noite de quarta, a Faurgs informou que a interrupção do sistema pode ter ocorrido devido a um possível ataque hacker.

Disputam a vaga de postulante ao Palácio do Planalto os governadores de São Paulo, João Doria, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Leave A Reply

Your email address will not be published.